Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima cordifolia W.R.Anderson EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-10-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Gustavo Martinelli


Justificativa

Arvoreta com ocorrência nos estados de Goiás (Mamede, 2013) e do Maranhão (CNCFlora, 2013), era, até recentemente, conhecida apenas pelo material-tipo proveniente da região da Serra da Urtiga (GO), na tríplice fronteira entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás (Anderson, 1980). Foi coletada em Campos Rupestres, Campos Sujos, encostas de formação arenítica e em baixadas com buritizais associados ao Cerrado no Brasil Central, em altitudes de cerca de 1.000 m (Anderson, 1980; Mamede; CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 12 km² e está sujeita a três situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência. São ameaças à espécie a formação de pastagem com substituição da vegetação nativa por gramíneas invasoras africanas como braquiária (Urochloa brizantha, U. decumbens), capim-gordura (Melinis minutiflora), Hyparrhenia rufa e Andropogon gayanus (Klink & Machado, 2005), o desenvolvimento comercial e residencial com o consequente aumento do desmatamento no Cerrado e a exploração vegetal predatória destinada à produção de carvão vegetal (MMA/Ibama, 2011). As ameaças incidentes implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando que a espécie apresenta poucos e antigos registros, datados da década de 1990, e não ocorre em área protegida, recomendam-se investimentos em expedições de campo para ampliação do conhecimento sobre sua população, biologia, ecologia e distribuição geográfica, bem como em ações necessárias a sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima cordifolia W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita originalmente na obra Contr. Univ. Michigan Herb. 22: 4 (1999). Caracteriza-se pelas folhas cordiformes, coriáceas, tomentosas.; flores com sépalas vermelho-escuras e pétalas rosadas, esbranquiçadas para as margens (Anderson, 1999).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no estado de Goiás (Mamede & Francener, 2013); entretanto registros de coleta recentes indicam ocorrência deste táxon também no Maranhão e na Bahia (CNCFlora, 2013); era conhecida somente pelo material-tipo até pouco tempo, proveniente da região da Serra da Urtiga, na tríplice fronteira entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás (Anderson, 1999). Foi registrada em altitudes de cerca de 1.000 m (CNCFlora, 2013).

Ecologia

Arvoreta com cerca de 2,5 m; ocorre em encostas de formação arenítica e baixadas com buritizais, em Campos Rupestres e Campos Sujos associados ao Cerrado no Brasil Central (Anderson, 1999; Mamede & Francener; CNCFlora, 2013).

Ameaças

8.1.2 Named species
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Para a formação das pastagens, os Cerrados do Brasil Central são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura) (Klink & Machado, 2005).

1 Residential & commercial development
Incidência regional
Severidade high
Detalhes ​O desmatamento no Cerrado atingiu em 2008 47% da distribuição original do domínio. Entre 2008 e 2009 7.637 km² de Cerrado foi desmatado (MMA/IBAMA, 2011). Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região (MMA/IBAMA, 2011).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: A espécie não ocorre dentro dos limites de nenhuma Unidade de Conservação (CNCFlora, 2013).

Referências

- Anderson, W. R. 1999a. Notes on neotropical Malpighiaceae-VII. Contr. Univ. Michigan Herb. 22: 1–19.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 20 novembro 2013.

- Mamede, M.C.H. 2013. Acmanthera In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- Klink, C. A. & Machado, R. B. A. 2005. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, 1 (1): 147-155

Como citar

CNCFlora. Byrsonima cordifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima cordifolia>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 13:06:32